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A magia do Inbound Marketing

03/05/2017

Não corra atrás, faça com que venham até você: essa é a ideia do Inbound Marketing. Ele surgiu devido a mudança de comportamento pela qual os consumidores vêm passando, com o advento da tecnologia móvel e a tendência das pessoas passarem cada vez mais tempo conectadas.
 
O objetivo é: formar um relacionamento entre você e seus atuais e potenciais clientes, produzindo conteúdo de interesse para os mesmos, que faça com que o público vá ao seu encontro. É  uma estratégia bem distinta do Outbound Marketing - mais tradicional -  que tenta massivamente oferecer um produto ao consumidor por meios não tão eficientes e assertivos.
 
O planejamento do marketing digital (cuja importância já citamos aqui), aliado a peças criativas – fundamentos do Inbound Marketing - podem ser  divididas em três fases principais, na busca pela concretização de uma venda: atração, conversão e venda.
 
1ª fase - A Atração
Com a intenção de atrair desconhecidos e torná-los visitantes, temos a primeira fase. Ter o conhecimento de que o retorno será certeiro, se você fizer algo que valha a pena ser visto, é essencial para que a estratégia funcione adequadamente. Para isso, serão utilizadas ferramentas agregadoras de conteúdo: produção de posts para blogs, investimento em SEO (palavras-chave), links patrocinados e gerenciamento de redes sociais.
 
2ª fase - A Geração de Leads
Após obter um visitante, converta-o em lead na segunda fase. Essa é uma troca justa: ele te fornece seu contato, enquanto você oferece algo que possa auxiliá-lo. Podem ser e-books, testes gratuitos, papo com um especialista, demonstrações, por meio de formulários, landing pages, calls-to-action... dependendo da qualidade do seu conteúdo, é possível que sua marca se torne até mesmo uma referência no assunto.
 
3ª fase - A Venda
Tendo uma forma de entrar em contato com o seu lead, você está a um passo de fazer com que ele seja seu cliente, na terceira fase do Inbound Marketing. Através de ferramentas como o disparo de e-mails marketing (sejam eles promocionais ou em formato de newsletter) e tarefas de automação para nutrir seus leads sempre que necessário, você obtém informações valiosas sobre o nível de interesse deles frente a seus produtos.
 
E o ciclo recomeça...
Após a primeira venda, é crucial manter o cliente nutrido por conteúdo relevante. Com suas necessidades atendidas, o o cliente poderá se tornar um divulgador importante para a empresa. O investimento em Inbound Marketing chega então na sua fase de melhor custo e benefício: clientes fidelizados, gerando ainda mais clientes. Um "círculo virtuoso" completo.
 
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