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B2B X B2C: o dilema do público-alvo

23/08/2017

No mundo do marketing, nada funciona corretamente se um dos primeiros passos para uma campanha bem-sucedida não for realizado: a definição do público-alvo. Ouve-se falar muito das siglas B2B e B2C, em universidades, agências e empresas, mas você sabe qual o significado delas?
 
Para começar, vamos esclarecer tais nomenclaturas: B2B refere-se ao “business to business”, enquanto B2C diz respeito ao “business to consumer”. Ou seja, o primeiro consiste num público de empresas e profissionais, podendo ser até um revendedor dos produtos da sua marca. Já o B2C fundamenta-se no relacionamento da sua marca com um consumidor final, as pessoas físicas.
 
É importante ter em mente que, para cada público, há um conjunto de estratégias diferentes. Afinal, o correto direcionamento conduz o seu negócio a outro patamar, impedindo suas campanhas de caírem no esquecimento.
 
Business-to-business
Como o B2B baseia-se no ambiente corporativo, a comunicação precisa levar um tom mais formal, oferecendo a solução para algum problema do cliente, envolvendo números e argumentos que deem a ele tal garantia. 
 
Este é um público pequeno e seleto, porém o processo de compra tende a envolver vários departamentos, de modo a formar uma decisão racional sobre o investimento a ser feito. Uma rede social de grande ajuda é o LinkedIn, devido ao seu caráter empresarial. Neste mercado, estão inseridos: distribuidores, lojistas, indústrias, revendedores, etc.
 
Business-to-consumer
Por outro lado, no B2C a sua empresa mantém um contato direto com as pessoas que irão consumir o seu produto. É um mercado numeroso e disperso, portanto as estratégias recaem sobre meios de comunicação massivos (rádio, jornal, televisão e revistas) e online. O processo de compra é impulsionado por decisões emocionais, de caráter pessoal. 
 
Para tal cliente, o Facebook acaba sendo uma ótima rede de relacionamento, pois facilita o diálogo atrativo que caracteriza o B2C. Neste mercado, estão inseridos: atacados e varejos, lojas de vestuário e departamento, centros de entretenimento, etc.
 
Assim, conclui-se que é essencial entender como funciona o diálogo com o consumidor e como é dado seu comportamento, para que haja sucesso na sua estratégia de marketing. Para isso, consulte uma agência especializada! :)

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